terça-feira, 23 de julho de 2013

Desvendando o Central Park - 1º Dia

Oi Pessoal!!

O post de hoje tem tudo a ver com o verão e não tem um nova-iorquino ou NY lover que não ame fazer isso no verão: passeio pelo Central Park. Nada melhor que o verde, no meio da "selva de pedras", para renovar as energias.
Eu dividirei o post em 2 porque o parque tem uma extensão de 50 quadras de leste a oeste. Ou seja, NÃO DÁ para apreciar devidamente o parque em 1 dia só. Eu confesso que como grande apaixonada dele gastei 3 visitas para conhecer tudo e ainda existem aqueles lugarzinhos mais escondidos que eu não consegui ir.
Mas a intenção do post é dar uma dica de passeio gostosa pra um sábado e/ou domingo de sol em que vocês vão conhecer os locais mais interessantes do parque e curtir o dia de descanso da agitação da cidade.

Vamos lá?

Para o 1º dia o roteiro sera da 59th St ate a 80th St.

Temos 2 entradas pro parque: a Grand Army Plaza que é no lado do Upper East Side (próximo da loja da Apple da 5th Av) e a entrada da Columbus Circle, no Upper West Side. 
Eu preferi começar o roteiro pela Columbus Circle porque acho a entrada do parque por ali perfeita e pra você que vai de metro a estação 59th - Columbus Circle da linha vermelha é em frente. 

Entrando no parque siga sentido East (leste) pelos caminhos para pedestres que você encontra ao longo de todo o parque. E ATENÇÃO! Não é em qualquer gramado que se pode pisar! Então siga pelo pavimento e só pise na grama quando vir outras pessoas também.  Seguindo paralelo a 59th St vá ate o The Pond. Um lago super charmoso que vale a pena sentar um minutinhos para apreciar a vista 

Va pela East Drive (dentro do parque) sentindo Uptown e se tiver crianças visite o Central Park Zoo. (Funcionamento: Abril ate Outubro - 2a a 6a das 10h as 17h ; Fim de semana: 10h as 17e30h/ Novembro ate Março: diariamente as 10h as 16:30h).
Apos o Zoo, continue em sentido Uptown até "The Mall and Literally Walk". Sim aqui é aquela paisagem linda de inverno, verão, outono que sempre vemos nos filmes: um corredor de árvores. Aproveite todo o seu tempo e aprecie o local. Pra mim um dos mais bonitos do parque.
Daqui temos 2 opções: 
- Seguir em frente e chegar na "Bethesda Fountain and Terrace"(meu lugar preferido no Central Park - onde no filme Um dia especial, George Clooney carrega Michelle Pfeiffer  no colo para ela não pisar numa poça de agua e onde Blair  e Chuck se casaram no episodio final de Gossip Girl) - altura da 72th Street)

OU
- Seguindo para West (oeste) do The Mall, temos um gramado verde amplo que se pode descansar e curtir a cidade em meio a natureza, o Sheep Meadow
(Créditos: centralparknyc.org)

Um pouco a oeste também da Bethesda Fountain está Strawberry Fields, um memorial a John Lennon. (altura da 72th W).

 Ainda a Oeste pelo lago, atravesse a Bow Bridge. A vista da cidade é maravilhosa.


Seguindo Uptown na altura da 79th St temos o Shakespeare Garden, um pequeno jardim com flores lindas e coloridas e placas com versos de poemas do grande escritor. Próximo a ele, caminhando para o Leste temos o Turtle Pond (um lago "construído" nesse local com agua potável da cidade onde as tartarugas vivem) e Belvedere Castle(uma miniatura de castelo e que serve de observatório pra o Great Lawn - maior gramado do parque)

Voltando sentido Midtown/Downtown vá até a Loeb - Boathouse. Um restaurante com uma visão incrível e que vale a pena ser apreciada (fica na beirada do lago e essa vista acima da cidade -da Bow Bridge - é sua varanda). Aos sábados e domingos eles servem brunch das 10h as 16h. O preço é mais "salgadinho" mas nem que seja para tomar um café, a vista compensa. (Uma cena clássica desse local é na serie Sex and the City quando Mr. Big se aproxima de Carrie e ela assustada se desequilibra e os dois caem no lago)
(Créditos: centralparknyc.org)

Apos, continue voltando e pare no Conservatory Water, onde as pessoas colocam barquinhos a motor para velejar no lago ou apenas sentam nos bancos ao redor para descansar. E um pouco mais a frente temos a estátua de Alice no Pais das Maravilhas que as crianças acham o máximo brincar, subir, fotografar...
(Créditos: centralparknyc.org)

E seguindo ate o final paralelo a 5a Av chegue na Grand Army Plaza, a entrada inicial do lado Upper East Side onde temos o hotel Plaza e a loja da Apple.

Ufa!!! Gostaram??? Espero que sim. Tentei fazer um caminho legal e que vocês apreciem o parque. Vai rolar um zig-zag ai no caminho mas é gostoso andar e curtir a energia tranquila do parque, ver as crianças brincando, as famílias reunidas, os jovens tomando sol ou fazendo esportes....
Esse é o 1º dia! Aproveitem as dicas, anotem nos mapas e caderninhos que ate o final de semana eu posto o 2º dia e ai vocês podem aproveitar em um final de semana lindo o parque como um todo sem perder nadinha dele ou escolher qual mais te agradar e curtir seu dia de parque.


Comentários, sugestões, dicas e pedidos... só escrever logo abaixo! ;)

XO,

Silvinha Bruno

**Todas as fotos - exceto as que dei créditos - foram tiradas por mim nas ultimas viagens de verão e primavera. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário