quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tenho que usar o metro em NY. E agora??

Oi Pessoal!!

O post de hoje vai ser meio longo mas prometo que é muito útil e inovador. Nunca vi em nenhum outro blog e sei que vai ajudar muitaaaa gente. Mesmos aqueles que já foram algumas vezes ainda sentem dificuldade de andar de metrô lá. Também não é pra menos! São 468 estações e 24 linhas que cobrem toda a ilha de Manhattan e os 5 bouroughs (os bairros fora da ilha).
As 10 linhas principais são:

VERMELHA: 1,2,3
VERDE: 4,5,6
LILÁS: 7
AZUL: A,C,E
LARANJA: B,D,F,M
VERDE-CLARO: G
MARROM: J,Z
CINZA: L,S
AMARELA: N,Q,R

As que mais usamos são: verde, vermelha, azul e amarela. Essas 4 cruzam praticamente toda a ilha e conectam a alguns dos boroughs. Aqui embaixo é o mapa com a visão geral das linhas



Lá, na mesma estação, passam várias linhas de metrô (cores diferentes, com destinos diferentes). É a primeira diferença em relação ao Brasil. As linhas seguem UPTOWN (sentido Bronx) e DOWTOWN (sentido Brooklyn).

AGORA VEM A DICA MAIS IMPORTANTE!!

As linhas em alguns horários da semana e nos finais de semana funcionam como EXPRESS ou LOCAL. Mas qual a diferença que isso vai fazer pra você?

- Metro Express: para em algumas estações maiores (principais)
- Metro Local: para em TODAS as estações da linha completa.

Mas como eu sei disso? Na estação eu descubro? No mapa do guia fala?
Vamos lá:

- Na estação o trem pode mudar de uma hora pra outra, de um estação pra outra, de local para express ou vice-versa. Ou seja, você tem q prestar atenção no que a "voz" fala. Se você não fala e compreende inglês muito bem então a dica debaixo que vai ser a mais importante pra você.
- No seu mapa do guia você terá nas linhas as estações representadas por bolinhas (pretas e brancas). Veja o esquema abaixo:



- Os pontinhos brancos: os 2 metrôs param nessas estações. (Se o seu metrô virar local de repente então não tem problema! Ele vai parar em todas as estações da linha. O RUIM: vai demorar mais pra chegar no seu destino)
- Os pontinhos pretos (cheios): somente o metrô LOCAL para. (Se o seu metrô que era local de repente virar express: ATENÇÃO! Porque se sua estação for uma dessas em pretinho no mapa ele vai passar direto).
- A bolinha branca grande são os grandes terminais que normalmente unem varias linhas diferentes.

Então quando for traçar seu roteiro de metrô já veja quais linhas pode pegar, que sentido você tem que ir (uptown ou dowtown) e veja quais são express (como no fim de semana que umas só rodam express) e na própria plataforma eles dizem nas placas (p ex.: a noite e finais de semana 4,5 express somente. entao voce só vai poder usar a 6 que é da verde também e vai parar nas estações "pretinhas".)

Pronto, agora vocês já podem se aventurar para todos os cantos e deixar os táxis somente para a noite (que realmente compensa). Eu aprendi essas dicas na 1a vez que fui a NY com uma americana super fofa que me ajudou quando fui da Times Square ate Bowling Green (onde vc pega a balsa pra Estátua) e depois nunca mais errei ( pelo menos não por esse motivo - mas isso é história pra outro post rs)

Vou deixar aqui embaixo o link do MTA que é a empresa de metros e as principais estações que usamos que já ajuda muito. No iphone eu uso o app NYC subway (precisa de internet mas vc pode fazer a rota no hotel ou no local do cafe da manha que terá Wi-fi certamente e ele grava a informação)

http://www.mta.info/maps/submap.html

Estações dos principais pontos turísticos:

Grand Central Station: terminal que passam todos os metros e os trens. (42 St dois quarteirões pra baixo da 5th Av.)
Bowling Green: Balsa para Estatua da Liberdade (Linhas 4 e 5 verde - trem expresso e local param)
Brooklyn-Bridge/City Hall: Ponte de Brooklyn e City Hall ,J&R eletronics (Linhas 4,5 e 6 - a 6 é sua ultima parada aqui - também local e express)
Wall St : Wall St e o Touro (Linhas 4 e 5 verdes )
Fulton St: Century 21 and 9/11 Memorial (Linhas A e C azul/ 2 e 3 vermelha/ 4 e 5 verdes)
103 St and Broadway: Near to HI Hostel and Columbia University
81 St West Side : Museu de Historia Natural (Linhas A e C azul/ B e D laranja)
42 St - Port Authority: Port Authority bus terminal (rodoviária central de Manhattan)
Prince St: melhor estação pra ir ao SOHO. Desce do lado da Dean e Deluca que é fabulosa e na rua das lojas. (Linhas N,Q e R amarela)
59 St - Columbus Circle: Columbus Circle e entrada West do Central Park (Linhas A e C azul/ B e D laranjas e 1 vermelha)
66th West side : Lincoln Center e Century 21 Midtown (Linhas 1,2 e 3 vermelha)
42 St - Times Sq : Centro da TS com a Broadway e seus teatros (Linhas N, Q e R amarela e 1,2 e 3 vermelha e 7 lilás)
8 St - NYU : Washington Square Park e NY University (Linhas N,Q e R amarela)
14 St - Union Sq: Union Sq onde tem o Green Market (é uma estação também menor que a GC mas que quase todas as linhas se encontram)
14St - 8th Av: Highline Park, Chelsea Market and Pier e Meatpacking District ( Linhas A, C e E azul)

Acho que é só. Qualquer duvida só deixar nos comentários que eu leio todos e respondo.

XO

Silvinha Bruno

PS: Hoje (26/04) acabei de ver a noticia que agora as principais estações de metro em NY tem sinal de wi-fi e celular. Que tudo hein??As estacoes estão sinalizadas com o simbolo do wifi






2 comentários:

  1. E as dicas dos pontos turísticos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anonimo!! Nesse post eu falei apenas sobre como usar o metrô! E deixei ao final as principais estaçoes dos principais pontos turisticos (qual linha voce pega e onde vc tem que descer). Nos proximos posts vou falar dos lugares que eu fui e que sao marcantese valem a pena conhecer, ok? Obrigada por ler!

      Excluir