terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como alugar um apartamento em NY

Oi pessoal!

Voltei :/ ! Sim carinha triste porque voltar de NY nunca é fácil pra mim. Mas já estou planejando meu retorno hahahahah.

O post de hoje vai ser bem legal porque vou contar a minha experiência e todos os detalhes pra vocês que querem ir pra NY e se sentirem como nova-iorquinos pelo menos por uns diazinhos.

Pra quem não quer ficar em hotel (porque é caro, porque é pequeno, porque não tem tanta privacidade...etc,etc) uma boa opção é alugar um apto. Eu achei a MELHOR experiência de todas. Fiquei 10 dias num lugar só meu, sem ser incomodada com arrumadeiras, pessoas passando no corredor  altas horas da madrugada, burocracia com chaves e horarios de check in e check out. FOI PERFEITO!!!

Mas como eu fiz? Vamos la!

1º: Escolhi o preço que eu poderia pagar na diária (sim porque igual a um hotel eles cobram um valor na diária).
2º: Escolhi minha opcoes de bairros que gostaria de ficar. (Pesei na hora da escolha dessa vez a proximidade dos locais mais comerciais porque minha mãe iria comigo e um lugar próximo ao Central Park porque queria caminhar la pelas manhas. O sistema de metro vai de ponta a ponta então isso não é problema algum então acho que vocês devem avaliar o querem ter por perto, de onde querem ficar próximos e se aquela região tem os preços compatíveis com o que vocês podem pagar! Por ex., quem gosta de caminhar no parque, pode ficar no Upper West Side que é mais barato e do lado do parque; quem quer glamour deve ficar no Upper East Side - e tirar o escorpião do bolso; quem gosta de sair a noite e quer um local próximo da nightlife tem que ficar no SoHo, Meatpacking, West Village; quem quer ficar próximo da Broadway e dos restaurantes melhor ficar em Hell's Kitchen e assim por diante)
3º: Defini minha data de viagem e comecei a busca e o site que mais gostei foi o airbnb.com.br que tem tb um app pro Iphone o que facilitou minha busca porque podia procurar, mandar e receber mensagens dos locatários a qualquer momento. Mas vocês podem colocar no google "Vacation Rental" que aparecerão outras opções. (Com as datas definidas fica mais fácil porque você já sabe na hora que esta pesquisando se aquele que você gostou estará disponível na sua época de viagem)
4º: Os que eu mais gostava eu adicionava a uma wishlist que criei e ia marcando para poder voltar depois e comparar. Sempre colocava algum comentário para eu saber o que gostei naquele e porque. (Isso facilita no "desempate" depois)
5º: Depois de ter selecionado alguns, comecem a mandar mensagens aos donos. Faca isso PELO SITE DO AIRBNB! Eles orientam a não conversar por email e nem fora do site deles por segurança. Confesso que no meu caso eu iniciei a conversa la e depois fomos pro email pessoal do dono,mas so depois de eu ter total certeza que não seria uma furada.
6º: Feito os acordos, lendo as regras da casa e politicas de cancelamento vocês podem fechar a reserva no próprio site do airbnb (no meu caso optamos por eu pagar tudo a vista no dia q pegássemos as chaves e não fazer a reserva no site. Mas foi um caso a parte porque o meu locatário era muito confiável e com boas referencias. Mesmo assim de sobreaviso deixei uma reserva num hotel em que eu pudesse cancelar ate 24h antes caso algo desse errado. Gracas a Deus foi tudo como combinado)
7º: Só chegar na cidade e aproveitar sua vida de nova-iorquino

Alguns pontos a ressaltar:

POSITIVOS: Comodidade, conforto, privacidade, poder receber visitas (porque eu tenho muitos amigos e  pude recebe-los sem me preocupar com politicas chatas de hotel) não precisar trancar malas todo o tempo porque estranhos entrariam, espaço (sim em NY isso é raro e é uma delicia não passar 10 dias num cubículo de 20 m2), poder cozinhar e com isso economizar se essa for sua vontade (porque o que você gastaria num cafe da manha por dia você consegue comprar coisas pra 1 semana!), se sentir em casa e no meu caso eu cheguei as 7h no aeroporto e assim q sai de la já peguei as chaves e entrei pro apto (não eram nem 10h- check in padrão em NY nos hotéis é as 15h) e sai na 2a 16h (check out padrão é as 12h) que era o horário que queria pra ir pro aero pegar meu voo (meu locatário era muito tranquilo quanto ao check in e check out e isso foi fenomenal! Super confortável e pude aproveitar ate meu último segundo dessa vez!)

NEGATIVOS: A limpeza diária é por sua conta (no final nao precisa deixar brilhando porque tem uma taxa de limpeza incluída), mas manter a ordem e tirar o lixo como em casa tem que ser feito. No meu caso o apto era no 4o andar e não tinha elevador, então subir e descer as malas foi gracas a 2 homens super bondosos que apareceram bem na hora nos dois dias porque eu e minha mãe jamais conseguiriamos subir/descer tudo sozinhas! Acho que só hahaha. Nao vi mais nada contra.


As SUPER DICAS agora:

1º: SUSPEITEM DE LUGARES QUE SÃO LINDOS, GRANDES E SUPER BEM LOCALIZADOS E QUE CUSTEM UM MIXARIA! Gente, NY é carissima e sim, alugar uma penthouse na 5a avenida não pode NUNCA custar 100 dolares por dia. Entao não caiam nessa. Mesmo la que é um site super seguro tem gente vigarista.
2º: Se vocês mandarem mensagem e de cara a pessoa quiser conversar por email ou ja pedir algum tipo de pagamento por money gram, western union ou qualquer outro meio de deposito de dinheiro caiam fora. Reservas só pelo site do airbnb ou no meu caso, eu paguei na entrega das chaves. Nada de dindin antes não!!! Na duvida no próprio site voces podem pedir pro airbnb verificar se aquele apto existe e se é legal! E eles enviam uma resposta a vocês de volta!
3º: Só aluguem um lugar que tenha boas recomendações/comentários no anúncio. Isso é muito importante. Porque aquilo que esta ali é o que é real, o que as pessoas viveram.

Espero que tenham gostado!

Qualquer duvida ou sugestão, deixem abaixo nos comentários.

XO,
Silvinha Bruno.


3 comentários:

  1. Tava lendo seu blog e gostei pra caramba das "dicas" !! Leio um blog de um casal que tá dando a volta ao mundo e em todos os lugares eles ficam em apê através desse site! Eles dão dicas do apê q eles ficam em cada cidade. Se um dia vc sair do circuito Nova Iorquino rsrs pega lá dica com eles! ;)

    bjsss

    http://ludleopelomundo.blogspot.com.br/search/label/apartamentos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Natalia!!! Vou conferir sim!! Valeu pela sua dica tb!

    ResponderExcluir
  3. Silvinha, qual foi o seu locatário? Tô querendo ir pra lá, também não queremos ficar em hotel, e uma boa referência é sempre bom!

    Obrigada!

    ResponderExcluir